Quando pequenas, nos inspiramos nos Contos de Fadas.
Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel e Bela são algumas delas.
Em cada história, a personagem muda, mas o enredo continua o mesmo.
Encontrar o príncipe encantado e ser feliz para sempre é o principal objetivo.
Só que no mundo real, a vida sempre foi bem diferente. Um exemplo é o 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Você sabe como essa data surgiu?
Segundo o portal G1, aqui no Brasil, o marco da luta por igualdade entre mulheres e homens é lembrado pelo incêndio de 25 de março de 1911, em que 125 operárias e 21 operários morreram queimados em uma fábrica de Nova York devido às más condições trabalhistas.
Porém, o dia 8 de março também é marcado por vários acontecimentos anteriores, como greves e manifestações por direitos e liberdade das mulheres.
114 anos se passaram e, de lá para cá, muito foi conquistado, como o direito à liberdade, aos estudos, ao voto, ao divórcio, entre outros.
Muitas precisaram correr para que hoje nós conseguíssemos andar. Ter o direito de ir e vir, inclusive trabalhar. Até a história das princesas foi reescrita e hoje nossas pequenas conseguem se identificar mais com elas, como Moana, Valente e Elsa. Hoje as histórias mostram que as princesas da vida real não precisam mais ficar presas na torre e que, na verdade, elas são capazes de construir seus próprios castelos.
Aqui no Grupo ALV, nós acreditamos no potencial dessa mulherada. Vemos todos os dias que, além de construírem os próprios castelos, elas constroem as próprias carreiras.
Muitas trouxeram seus conhecimentos de outras experiências, enquanto outras iniciaram a carreira aqui e nunca mais pararam, como a Elisangela Silva, que começou como Recepcionista e hoje é Supervisora Comercial da LIVCOLOR. Ela faz parte do Grupo ALV há 14 anos e é a mulher que tem mais tempo de casa.
Na Semana da Mulher desse ano, convidamos ela para bater um papo sobre como é ser mulher, líder e construtora de seus próprios castelos.
1. Conta para nós como foi seu início no Grupo ALV.
Elisangela: Eu comecei no Grupo ALV como Recepcionista em 2008, bem jovem, com 19 anos. Acompanhei diversas conquistas da ALV e aprendi muito sobre todas as áreas da empresa. Por isso, com a aquisição da unidade de Campina Grande do Sul, recebi o desafio para assumir o Comercial da ALV Tintas para Madeira. Fui pega de surpresa. E deu certo! Desde então acompanhei diversas conquistas da empresa, até nos tornarmos o Grupo ALV. Amo o que faço e continuo me emocionando com cada conquista do Grupo!
2. Como mulher, quais os desafios que você encontrou durante a sua carreira, ao conciliar a vida profissional com a vida pessoal?
Elisangela: Como todo mundo, tive e tenho vários desafios e obstáculos, mas eu nunca deixei de me reerguer. Encontrei na ALV um ambiente seguro com mulheres que se apoiam para que todas alcancem seus sonhos.
Silvania: Essa é uma das grandes forças das mulheres. Não há disputa para construir os castelos, pelo contrário, cada uma ajuda a outra. Esse é um elo muito bonito e que me faz enxergar a nossa força. Quanto mais nos unirmos, mais vamos atingir os nossos objetivos. Porque quando uma vence, todas vencem.
3. Quais são as mulheres que te inspiram e por quê?
Elisangela: Uma delas com certeza é você, Silvania. Sua história de vida prova que a gente pode chegar ao infinito, no além, onde a gente quiser. Também me inspiro na minha mãe, nas minhas tias e amigas. Eu não sou mãe, mas me inspiro em mulheres que são mães, que conciliam trabalho, estudo e filhos.
4. Finalizando o nosso bate-papo, gostaria que você deixasse uma mensagem para as colaboradoras do Grupo ALV no Dia Internacional da Mulher.
Elisangela: No início da minha carreira, a Silvania me falou: “Não tenha medo”. Então, eu guardei isso comigo e hoje digo: elas podem chegar onde quiserem.
Assim como a Elisangela, todas as nossas colaboradoras enriquecem o Grupo ALV com muita força. De castelo em castelo, construímos um reinado espetacular.
Tudo o que nós acreditarmos que somos capazes de fazer, nós conseguimos. Então, sonhe. Acredite nos seus sonhos e busque por eles. Trace o caminho para chegar no seu sonho. Acredite em você e não se limite por nada, porque você é capaz.
Ame-se e valorize todas as suas conquistas. Eu acho que esse é um dos pontos principais, porque se nós enxergarmos o nosso potencial, ninguém nos segura. A gente precisa acreditar nesse potencial, se amar e ir em frente.
Fica aqui o nosso muito obrigado pela força, determinação e união que possuem e que fortalecem esse reinado incrível que inspira nossas meninas.
Um abraço a todas as mulheres do Grupo ALV.
Com carinho,
Silvania Vik Candido
Diretora Administrativo Financeiro do Grupo ALV